1/17/2009

317



Se algum dia saires do teu canto poderás ver que há cheiros que não conheces, toques que não sentiste, cores que não misturaste. Se por acaso levantares a cabeça, verás o que nunca viste, chorarás por o que não pensaste chorar, sentirás o que julgavas não poder sentir. Experimenta não virares a página, tenta não seguires a história, imagina que a rima que se segue te-la-as que procurar bem longe de ti, onde apenas chegam aqueles que nunca souberam rimar. Experimenta não virares a página. Já tentaste fechar o livro? O que sentes agora? (Oldmirror)

Li a tua poesia uma vez mais,
poemas escritos por um rico homem, sabedor,
e por um mendigo, sem casa,
um emigrante, só.
Sempre quiseste ir
além da poesia, superá-la, planando,
mas também abaixo, onde a nossa região
começa, modesta e tímida.
Por vezes o teu tom
transforma-nos por um momento,
e acreditamos - verdadeiramente –
que cada dia é sagrado,
que a poesia - como pôr isto? –
torna a vida plena,
mais cheia, orgulhosa, ousada
de formulação perfeita.
Mas o fim de tarde chega,
eu poiso o livro de lado,
e o estrondo banal da cidade retoma -
alguém tosse, alguém chora e maldiz.
- Adam Zagajewski

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei de chegar a teu espaço.
Surpreendeu-me. Muita Qualidade.

D.

1/17/2009 11:35:00 da tarde  
Blogger sagher said...

a poesia é catarse, libertação ultima e unica de um mundo que nos
faz prisioneiros de tudo. até de nós

1/18/2009 10:44:00 da manhã  
Blogger JOSÉ RIBEIRO MARTO said...

GOSTEI IMENSO de por aqui ter passado, uma fotografia belíssima e um grande poema !
Um Prazer !....
cordialmente

_________ JRMARTo

1/18/2009 05:55:00 da tarde  
Blogger Mia said...

Mas há historias que precisam de ser acabadas, que precisam de um fim. Para que o livro possa ser encerrado e esquecido. closure...

1/19/2009 03:29:00 da tarde  
Blogger ivone said...

deixa_me ficar com a poesia...assim só com ela. não preciso de mais nada.

impressionante como tomei isso só para mim. não posso. não devo. mas hoje preciso. e muito. e não te vou dizer porquê.obviamente. é meu.

1/19/2009 08:17:00 da tarde  
Blogger Mαğΐα said...

E o medo?!

(Fizeste-me lembrar a Alegoria da Caverna de Platão.)

1/22/2009 02:48:00 da tarde  
Blogger [ t ] said...

eu fui a criança da imagem.
(há muito que não me esticava aqui)

1/23/2009 01:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Oldmirror© 2005-2011 All Rights Reserved.