10/04/2006

142



Instala-se a dúvida no leitor. Tapar os olhos com as mãos é a mais forte possibilidade uma vez que por entre os dedos há sempre um olhar discreto e pouco comprometedor. A fuga sem regresso é uma solução colocada de imediato, no entanto, ficará a dúvida sobre as palavras, ficará a memória presa na imagem, insistirá a curiosidade para que voltemos ao lugar escuro e fumarento tentando descobrir a banda sonora de tamanho arrojo, de inesperado atrevimento. Procuramos, sem êxito, direccionar a atenção para o texto. Procuramos nas entrelinhas a chave que abrirá a gaveta das respostas. Uma gota de suor vai escorrendo pela testa misturando-se com uma gota de desejo que percorre o sentido contrário. Não vemos nada, não descobrimos nada. Recuperamos o olhar na imagem e nas palavras. Aumentam as suspeitas: loucura, perversidade. Lemos de novo. Olhamos de novo. Desistimos por hoje sem saber se voltaremos. Estamos deitados, a insónia apodera-se do corpo e a mente regressa ao quebra-cabeças. Olhamos para o lado. Outro corpo dorme. Admiramo-lo sem barulhos. Talvez a resposta esteja ali. Fazendo-o, não lendo-o, não vendo-o. (Oldmirror)

...Uma erecção abstracta e indirecta no fundo da minha alma.
...Cai comigo sem forças no chão,
Esbarra comigo tonto nas paredes,
Parte-te e esfrangalha-te comigo
Em tudo, por tudo, à roda de tudo, sem tudo,
Raiva abstracto do corpo fazendo maelstrons na alma...
...Abram-me todas as janelas!
Arranquem-me todas as portas!
Puxem a casa toda para cima de mim!
Quero viver em liberdade no ar,
Quero ter gestos fora do meu corpo,
Quero correr como a chuva pelas paredes abaixo,
Quero ser pisado nas estradas largas como as pedras,
Quero ir, como as coisas pesadas, para o fundo dos mares,
Com uma voluptuosidade que já está longe de mim!
Não quero fechos nas portas!
Não quero fechaduras nos cofres!
Quero intercalar-me, imiscuir-me, ser levado,
Quero que me façam pertença doida de qualquer outro,
Que me despejem dos caixotes,
Que me atirem aos mares,
Que me vão buscar a casa com fins obscenos,
Só para não estar sempre aqui sentado e quieto,
Só para não estar simplesmente escrevendo estes versos!
Não quero intervalos no mundo!


- Álvaro de Campos

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger [ t ] said...

...

10/05/2006 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não precisam haver intervalos no mundo....Não há porquê para isso.

Beijos

10/06/2006 09:45:00 da manhã  
Blogger oldmirror said...

Sabes Ana, eu até gostava que o Mundo fizesse um pequeno intervalo para respirar, para respirarmos.

Obrigado por continuares com paciência para levar com este fumo todo

[...]

10/07/2006 07:29:00 da tarde  
Blogger Mia said...

que nao haja, entao, intervalos no mundo. que nao haja tempos ausentes, espaços em branco. que nao haja interrupções no ser, no coração, na alma...

10/09/2006 07:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Oldmirror© 2005-2011 All Rights Reserved.