12/12/2006

170



Olha para trás e caminha sem veres o que podes vir a encontrar. Fecha os olhos e segue em frente com o passo apressado. Fecha o coração e entrega-te a quem te reclamar. Não fales e conta a história da tua vida como se de um filme mudo se tratasse. Não ouças o que te dizem e aconselha-te a ti mesmo. Desiste sempre mas começa tudo de novo. Aposta e perde, ganharás novo fôlego. Morre, viverás como nunca. Escolhe um deles, não os sigas todos, correrás o risco de ser feliz. (Oldmirror)

O sol é sempre o mesmo e o céu azul
ora é azul, nitidamente azul,
ora é cinza, negro, quase-verde...
Mas nunca tem a cor inesperada.
O mundo não se modifica.
As árvores dão flores,
folhas, frutos e pássaros
como máquinas verdes.
As paisagens também não se transformam.
Não cai neve vermelha, não há flores que voem,
a lua não tem olhos
e ninguém vai pintar olhos à lua.
Tudo é igual, mecânico e exacto.
Ainda por cima, os homens são os homens.
Soluçam, bebem, riem e digerem
sem imaginação.E há bairros miseráveis, sempre os mesmos,
discursos de Mussolini,
guerras, orgulhos em transe, automóveis de corrida...
E obrigam-me a viver até à Morte!
Pois não era mais humano
morrer por um bocadinho,
de vez em quando,
e recomeçar depois,
achando tudo mais novo?
Ah! se eu pudesse suicidar-me por seis meses,
morrer em cima de um divã
com a cabeça sobre uma almofada,
confiante e sereno por saber
que tu velavas por mim, meu amor do Norte.
Quando viessem perguntar por mim,
havias de dizer com o teu sorriso
onde arde um coração em melodia:
"Matou-se esta manhã.
Agora não o vou ressuscitar
por uma bagatela."
E virias depois, suavemente,
velar por mim, subtil e cuidadosa,
pé ante pé, não fosses acordar
a Morte ainda menina no meu colo...
-José Gomes Ferreira

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Aestranha said...

Tenho lido muito poucas coisas que me tenham feito tamanho sentido. Sim! Estou mesmo a referir-me ao teu texto!

Um beijo!

12/14/2006 03:46:00 da manhã  
Blogger oldmirror said...

Estranha:
Estas coisas não se agradecem pois não?

12/14/2006 12:30:00 da tarde  
Blogger Aestranha said...

Não! São coisas do ferro e do fogo, doem apesar de todo o sentido que possam fazer...

Beijo

12/14/2006 10:37:00 da tarde  
Blogger Mia said...

nunca te entregues a quem te reclamar, nunca dá resultado... para nenhum dos dois.

voltei...

12/19/2006 12:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Oldmirror© 2005-2011 All Rights Reserved.